De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

Hipocrisia no caso Sakineh Mohammadi Ashtiani

Posted by Marcelo Dutra em quinta-feira, 9 dezembro 2010

Um dos casos mais comentados ultimamente na imprensa brasileira e mundial foi a condenação à morte  da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, acusada de participação no homicídio do marido e de ter cometido adultério.  Na verdade a mulher foi condenada à morte por duas vezes, em dois processos distintos. Pelo assassinato do marido foi condenada à morte por enforcamento, e pelo adultério foi condenada ao apedrejamento. No primeiro caso teve posteriormente a sentença de enforcamento substituída por 10 anos de prisão. No segundo caso foi divulgada hoje a notícia de que a iraniana foi libertada juntamente com seu filho e seu advogado.

A maioria dos países protestou contra a morte por apedrejamento, considerando uma forma cruel de punição. Faço coro a estes protestos mas vou mais além. A questão é refletir sobre a legalidade da pena de morte em si ou da forma como é executada. Pode-se matar por enforcamento, por fuzilamento, por injeção letal, mas não por apedrejamento?

Dentre os países que protestam alguns ainda adotam pena de morte. Não seriam estes protestos uma grande demonstração de hipocrisia? Não sou a favor da pena de morte, mas tenho de respeitar a lei dos países que a adotam se desejo que respeitam a nossa.Este é um princípio básico da independência dos países e da própria Democracia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: