De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

11 de setembro

Posted by Marcelo Dutra em domingo, 13 setembro 2009

O dia 11 de setembro ficou definitivamente marcado no calendário da violência mundial. Em 11 de setembro de 2001 o mundo foi abalado pelo inesperado ataque do grupo Al-Qaeda a várias instalações americanas. Neste dia foram sequestrados 4 aviões de carreira (civis). Dois deles foram direcionados às Torres Gêmeas  (World Trade Center) em Manhattan, New York. Um terceiro foi atirado contra o Pentágono, no condado de Arlington, Virgínia. O quarto, que deveria atingir o Capitólio, caiu num campo próximo de Shanksville, Pensilvania. O saldo final, além da destruição dos prédios, foi a morte de 3234 pessoas e o desaparecimento de 24. A reação americana aos atentados incluiu a invasão de dois países, (Afganistão e Iraque), além de medidas de segurança que foram sentidas por todo o mundo. Houve também um significativo impacto econômico.

Voltando um pouco mais no tempo, em 11 de setembro de 1973, o mundo registra o golpe de estado ocorrido no Chile, quando o ditador Pinochet derrubou o governo legalmente constituído de Salvador Allende, de orientação marxista. Pinochet contou com firme apoio das ditaduras sulamericanas, inclusive o Brasil, do governo dos Estados Unidos, que através da CIA e de empresas multinacionais articulou e financiou o golpe, assim como dos militares e da Polícia chilena. O golpe culminou com o bombardeio aéreo do Palácio La Moneda, onde estavam o presidente Salvador Allende e vários outros integrantes do Governo, local onde haviam organizado alguma resistência. Ao final todos os integrantes do governo que ali se encontravam foram mortos. Após assumir o governo, o general Pinochet instaurou um dos regimes mais sanguinários e violentos de toda a América do Sul. Milhares de pessoas foram presas, torturadas e assassinadas, com o conhecimentoi e conivência das ditaduras e das democracias da época.

Estes dois episódios nos fazem refletir sobre a natureza das relações humanas. O que leva as pessoas a investir sobre outras, matar, torturar, humilhar, em nome de ideologias políticas, de religião, de sede de poder. Desde que o mundo é mundo as coisas acontecem desta forma. Será que esta é a verdadeira natureza humana? Será que um dia a paz, a harmonia, o bem-querer, a tolerância, poderão tomar o lugar hoje ocupado pelas guerras, pela intolerância?

As próprias democracias ainda teem muito a aperfeiçoar.

2 Respostas to “11 de setembro”

  1. Melaine said

    A motivating discussion is worth comment.
    There’s no doubt that that you need to publish more about this topic, it may not be a taboo matter but generally folks don’t speak about such issues.

    To the next! Many thanks!!

  2. Marcelo Dutra said

    Thanks Melaine, if you liked this post, share it to your friends.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: