De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

Bodas de Jade

Posted by Marcelo Dutra em quarta-feira, 17 dezembro 2008

dscn4026Dia 19 de dezembro estaremos comemorando as bodas de Jade dos meus pais. 60 anos de casamento, vividos intensamente e que resultou em muitos frutos. Além dos filhos, netos e bisnetos, adicionados com genros e noras, ainda colhemos o que eles plantaram: exemplo de vida, respeito mútuo e sólidos valores morais. A passagem do tempo deixou suas marcas. A redução do vigor físico e o aparecimento de algumas mazelas próprias da idade. Mas não tirou a essência nem a vontade de viver. Continuam lúcidos e saudáveis. Andam com as própias pernas. Têm vida social e convivem e interagem com os familiares e os muitos amigos que continuam cultivando. E acima de tudo têm projetos de vida.

É uma linda história de vida em comum que começou em 19 de dezembro de 1948, na longínqua cidade de Caraúbas, terra da minha mãe. Passou por Areia Branca, cidade onde nasceram todos os 5 filhos e continua em Fortaleza até hoje. Nestes 60 anos muita coisa aconteceu. Ocorreram histórias tristes, de perdas, de desilusões, de problemas, de dificuldades. Também ocorreram histórias alegres, de realizações, de alegrias, de sucesso. O tempo tem lhes presenteado com mais sabedoria, com mais compreensão, com uma melhor visão de mundo. Eram mais rígidos e pouco flexíveis, mas hoje estão mais moles e maleáveis, sem terem perdido força interior. às vezes se desentendem e até brigam, mas sempre se reencontram. Cada um é pilar de sustentação do outro. Estão mais emocionais, mais emotivos, cientes de sua posição com patriarcas da família.

Estamos hoje muito mais próximos que antigamente. É um bom sinal dos tempos, que também passam para nós.

Mais que um evento social, o que vamos celebrar nestes dias é a própria vida, plena de realizações e de bons resultados.

Parabéns, papai e mamãe, e saibam que mais que nunca nós os amamos e admiramos.

Abraços…Marcelo

4 Respostas to “Bodas de Jade”

  1. marcia said

    é meu irmão, ouvi-lo falando, alias, lendo o que vc escreve sobre eles me emociona. é de fato uma benção poder comemorar os 60 anos de uniao de paizinho e mamae. sem duvida, estamos muito mais proximos deles hoje do que antigamente pq agora como pais, mais maduros, compreendemos melhor suas atitudes, suas decisões, e valorizamos muito mais a historia construida ao longo desses anos.a festa foi linda e o nosso encontro na praia foi também inesquecível. de fato, acho que esses momentos ficarão definitivamente marcados na nossa memória afetiva pro resto das nossas vidas.
    beijo grande

  2. Marcelo Dutra said

    Oi Mana
    A maturidade faz a gente compreender melhor nossos pais e perceber que as diferenças fazem parte e são fundamentais para manter a diversidade do ser humano. Nosso encontro de Natal foi maravilhoso e inesquecível. Espero que ainda possamos fazer outros.
    Um grande beijo…Marcelo

  3. Caro Marcelo, lendo (e vendo) tudo isto, concluímos: que bela família a de vocês. Quando criança, tive a felicidade de conhecer seus pais, como você sabe. Um abraço. Evaldo

  4. Marcelo Dutra said

    Meu caro Evaldo
    Em primeiro lugar agradeço pela paciencia e generosidade de visitar e ler estes textos escritos do fundo do coração, com emoção, mas bem longe da qualidade literária que eu gostaria de possuir. Sei que você conheceu meu pai e trabalhou em seu consultório. Disso meu pai lembra-se bem, conforme já me falou. Quanto a nossa família é de fato muito unida. Nos reunimos todos os anos pelo menos uma vez, no Natal. Quando dá, nos encontramos outras vezes, como ocorreu este ano. É um orgulho e uma alegria fazer parte desta família.
    Um grande abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: