De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

O que aprendemos com o efeito Mpemba

Posted by Marcelo Dutra em segunda-feira, 7 abril 2008

Paradoxo é um “pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria” segundo o dicionário Houaiss.

Pois bem, Erasmo Mpemba, aluno natural da Tanzânia, juntamente com um amigo, precisaram às pressas fazer uma espécie de picolé para servir a uns convidados. Parte da matéria prima estava ainda aquecida, mas mesmo assim ele e o amigo colocaram no congelador, estando uma porção na temperatura ambiente e outra em temperatura bem mais alta. Algum tempo depois, ao verificarem como andava o picolé, surpresa!! a porção mais quente já estava congelada, enquanto a mais fria ainda não. Inconformado, Mpemba descreveu o ocorrido ao seu professor, que terminou por descrever o fenômeno em uma revista científica, denominando-o de “efeito Mpemba”. Portanto Efeito Mpemba é um fenômeno que consiste no fato de a água morna congelar mais rapidamente do que a água fria. Pode ser comprovado em casa por qualquer pessoa que deseje reproduzir o experimento.

Nosso senso comum leva a crer que, pelo fato de a água estar mais quente demoraria mais tempo para congelar. Por isto o efeito também é conhecido por “paradoxo de Mpemba”.

Na verdade o fenômeno ocorre em decorrência da interação de muitas variáveis ao mesmo tempo, tais como evaporação, reduzindo o volume e a temperatura (a evaporação é endotérmica); convecção, acelerando a transferência de calor; presença de solutos, diminuindo o ponto de fusão e outros. O efeito se constitui hoje uma “pedra no sapato” da ciência, que ainda não conseguiu explicá-lo totalmente.

O meu interesse não é a explicação científica da ocorrência. Mpemba fez a sua descoberta há pouco tempo, com toda a teoria termodinâmica já consolidada e testada. Se a descoberta fosse no século passado, (embora nem existissem os refrigeradores),  não sei qual teria sido a consequência no meio científico.

O que quero levar à reflexão é o fato de que nem tudo é o que parece ser. Que por trás dos fatos existem sempre circunstâncias que não conhecemos e por isso nos levam a julgamentos equivocados. Que nunca sabemos tudo. Que a verdade pode ser manipulada. Que a humanidade ainda tem muito a aprender. Que as teorias vigentes e tido como verdadeiras podem ruir a partir de alguma experiência ou observação. E que por tudo isso não podemos nos acomodar….

Abraços…Marcelo

 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: