De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

O ciclo da vida

Posted by Marcelo Dutra em sexta-feira, 4 abril 2008

O ciclo natural da vida é muito claro: nascimento, crescimento, reprodução, morte. É aplicável a todos os seres dotados de vida, animais e vegetais. As leis da natureza são simples e duras. Vale a seleção natural. Sobrevivem os mais fortes e aptos. Estes farão as próximas gerações. O equilíbrio e a harmonia também são mantidos naturalmente. Se uma população cresce demais, falta alimento e volta a ser do tamaho que possa se sustentar. Se por algum motivo esta população é dizimada, sobra alimento e rapidamente volta a crescer até equilibrar-se novamente. O instinto mais desenvolvido é o da própria sobrevivência, seguido pelo da reprodução e proteção às novas gerações.

A espécie humana também começou assim. Os que tinham cérebros maiores e mais inteligência adquiriram maiores chances de sobreviver. A evolução da mente fêz com que passassem a compreender este ciclo e até mesmo a controlá-lo. Descobriram o fogo, as armas, os intrumentos, a agricultura e perderam a necessidade de lutar pela própria sobrevivência. Já podiam guardar alimentos e garantir o amanhã. Viram que podiam acumular mais que o necessário e o excedente poderia ser usado como moeda de troca. Passaram a diversificar a alimentação e a dedicar-se a outras atividades como o lazer, a cultura. Transferiram o campo de luta para as realizações e sucessos pessoais e profissionais.

Aprenderam a combater as doenças e com isto viver mais. A população foi aumentado em número e em anos de vida. A ciência evluiu cada vez mais rápido. Mas a natureza começa a cobrar a aplicação das leis naturais. Há sustentabilidade para as novas e futuras gerações? as necessidades de alimentos e energia são cada vez maiores, enquanto as áreas agriculturáveis e os recursos naturais escasseiam cada vez mais e sabemos que não são ilimitados. O quê fazer para garantir o futuro, se é que êle ainda existe ? por quanto tempo?

Chegará o momento em que a consciência étca será superada pelo instinto de sobrevivência? Chegará o momento em que teremos de nos destruir ou mesmo permitir a morte natural com o objetivo de entrarmos em equilíbrio novamente? Continuaremos tentando aumentar artificialmente os anos de vida da população. Até que limite?.

Não tenho respostas. São apenas reflexões…

Abraços…Marcelo

3 Respostas to “O ciclo da vida”

  1. Thais Caroline Pereira said

    Muito boa a reflexão do Marcelo

  2. yasmin vitoria said

    cd as fots

  3. denise da silva santos said

    eu gosteiii

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: