De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

Conhecimento ou Formação?

Posted by Marcelo Dutra em sábado, 29 março 2008

Navego por muitos blogs, aleatoriamente. A maioria não gosto, mas de vez em quando encontro algum que considero muito bom e de onde aproveito o tema para comentar por aqui. Encontrei no blog “Allegro”, cujo link encontra-se aí ao lado na lista de blogs, um debate muito interessante sobre “Ter” formação acadêmica e títulos ou “Ser” portador de conhecimentos e habilidades, mesmo sem estas certificações.

Existem várias pessoas muito conhecidas que alcançaram o sucesso no mundo dos negócios, da política, da arte sem possuírem um título acadêmico.Os exemplos mais emblemáticos são Bill Gates e Steve Jobs, fundadores da Microsoft e Apple, respectivamente, donos de duas das maiores fortunas do mundo. Ninguém pode duvidar de suas extremas competências. Êles têm profundo conhecimento daquilo que se propuseram a fazer. Por outro lado, outros possuem formação acadêmica, títulos de Doutor, MBA e outros tantos mas não conseguiram ter a projeção e o reconhecimento que esperavam.

Devemos então concluir que os títulos e certificações para nada servem, por não garantirem que seus portadores são realmente o que os títulos indicam?

Na minha opinião não devemos fazer apologia da não formação. Ambos são necessários e fundamentais. O conhecimento prático, as habilidades pessoais, a disposição para o trabalho e o caráter são fatores de sucesso, mas a formação acadêmica refina e organiza este conhecimento, molda o profissional e o torna apto para o exercício da profissão, assim como dá o reconhecimento público de suas qualidades.

Afinal também temos muitos exemplos de pessoas de sucesso que possuem formação acadêmica e sólido conhecimento. Acredito que Bill Gates e Stive Jobs são boas excessões, mas não devem ser utilizados como exemplo para justificar a não formação, o não estudo e o afastamento dos bancos escolares.

Unindo a formação com o conhecimento, atinge-se o que Nietzsche quis dizer com sua frase: “Torna-te aquilo que és!”

Abraços…Marcelo

8 Respostas to “Conhecimento ou Formação?”

  1. Caro Marcelo,

    é com grata satisfação que vejo a propagação deste debate e fico ainda mais satisfeito por vê-lo sendo discutido de uma maneira tão séria.

    Registro aqui a minha concordância quanto as suas considerações, assim como aproveito a oportunidade de registrar que não sou contrário aos títulos e certificações. Ao contrário, sou incentivador dos bons cursos, das boas certificações e, sobretudo, dos bons profissionais. O que não concordo é que títulos acadêmicos ou certificações de mercado sejam usados tal como fossem títulos de nobreza. Esses títulos não podem criar um abismo entre “nós” e “eles”.

    Existe no texto a intenção de traçar um paralelo entre certificado x competência, sob uma lógica simples – um não elimina o outro. É possível ser competente sem ter certificado, ou ter certificado e não ser competente. Essencialmente, proponho o equilíbrio entre os dois pontos.

    Sinceramente, agradeço sua colaboração e tenho quero elogiar a qualidade do seu Blog o qual tomarei a liberdade de divulgá-lo também no meu Blog.

    Forte abraço!

    Rodrigo Campos
    Diretor Presidente

    Allegro Business Group

    http://allegrobgblog.wordpress.com

  2. Marcelo Dutra said

    Caro Rodrigo
    Foi com um misto de surpresa e satisfação que encontrei este comentário no meu blog. Fico realmente feliz e incentivado a continuar, uma vez que o milagre da tecnologia permite manter esta troca de idéias entre pessoas que nem ao menos se conhecem.
    Obrigado pela visita.
    Abraços…marcelo

  3. Mariana said

    Reconhecimento não se dá somente por títulos ou por conhecimento prático. Acredito que o reconhecimento se dê pelo conjunto de vários fatores que incluem, desde a competência pessoal do indivíduo, assim como o que ele soube fazer com os todos seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida, até saber como aplicá-los da melhor forma em seu cotidiano!!! É isso!🙂

    Te adoro tio! Diga a todos daí que mandei um beijo bem grande! ;*

  4. Marcelo Dutra said

    Oi Nane
    A idéias é essa mesmo. Fomentar o debate e expor opiniões, sem querer ser o dono da verdade. Seu comentário é valioso!! Volte sempre.
    Beijos…Marcelo

  5. Ritinha said

    Oi Marcelo,
    Parabéns pela casa nova! Gostei do texto e não podemos esquecer dos ” mestres e doutores ” aprendizes da vida que são comprometidos com a “história do mundo”. Que sabem compartilhar o seu saber, mesmo com os que são chamados de ignorantes.
    beijo da Ritinha

  6. Marcelo Dutra said

    Oi Ritinha
    Já estava sentindo sua falta nesta nova casa.
    Sim, não podemos esquecer estes mestres. Êles têm seu espaço bem delimitado nesta roda-viva. Esse comprometimento em compartilhar é fundamental.
    /abraços…Marcelo

  7. autodidata said

    Seus comentários são aceitáveis, porém conhecimento é mais importante do que formação.

  8. Marcelo Dutra said

    Caro Autodidata
    Pelo seu nome é possível compreender sua valiosa opinião. Prefiro não fechar questão, pois não há ninguém errado nem verdades absolutas. Apenas opiniões diferentes para permitir que cada um forme sua própria opinião.
    Obrigado pela participação.
    Abraços…Marcelo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: