De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

Hora de desarmar espíritos

Posted by Marcelo Dutra em quarta-feira, 1 novembro 2006

A eleição terminou. O povo fêz sua opção. O resultado foi incontestável. Sei que muita gente não aceita, não engole, mas o bom jogo democrático ensina que se deve acatar o resultado. O que absolutamente não significa render-se e mudar de lado. Apenas não precisa ficar desejando o pior para o país para depois dizer: eu não falei? Li na coluna do Diogo Mainardi ele escrevendo que o presidente não é seu presidente. É claro que não. É presidente do Brasil. Fato consumado. Não adianta agora ficar chorando ou pregando golpe, impeachement ou terceiro turno. Se há suspeitas contra o candidato que venceu que se apure, dentro da lei. A presunção da inocência é um dos pilares do nosso direito. E se as investigações provarem e a justiça decidir, que se tome as medidas legais e cabíveis. E se todos queremos que o Brasil cresça e se desenvolva, melhor ajudar. Ao PSDB cabe fazer uma profunda avaliação das causas da derrota e se preparar para a próxima batalha, em 2010. Reclamaram que o presidente não camparecia aos debares, mas quando isso ocorreu a situação ficou pior. Particularmente não acho que os debates contribuíram para mostrar as propostas dos candidatos, até porque não foram formatados para isso. Transformaram-no em um espetáculo de arena, onde seria mais bem avaliado aquele que melhor sangrasse o outro. O povo quer circo. Então haja circo!!
E quem acha que não deveria haver reeleição não pode esquecer que foi uma invenção tucana, que forçou a mudança na lei (e não se sabe a que preço) para beneficiar diretamente o FHC. Pessoas do PT cometeram muitos erros (que alguns chamam de crimes), muito mais que os esperados, mas vimos muitas cabeças rolarem. Se não possível evitar, como seria desejado, pelo menos que se tomem medidas para puni-los. Apenas não basta uma revista denunciar, no calor de uma disputa eleitoral, para que o fato seja verdadeiro ou tenha ocorrido da forma como a revista contou. A apuração é fundamental, e o julgamento pela justiça também.
Recebi hoje um e-mail em forma de carta onde um “amigo” do Chico Buarque reclama de sua declarada opção em votar no PT. Isso não é patrulhamento ideológico, como ocorreu contra a Regina Duarte porque virou a casaca?
Agora que tudo terminou é hora de desarmar o espírito e tocar em frente. Qualquer que fosse o resultado as coisas não iriam ser tão diferentes. É como na festa de ano novo, quando desejamos um ano melhor, fazemos mil projetos, consertamos todos os nossos defeitos e quando o ano vira tudo recomeça exatamente como no ano anterior.
Abraços a todos…Marcelo

5 Respostas to “Hora de desarmar espíritos”

  1. Cândinha Neves said

    Boas palavras!!
    Aqui por Portugal, houve cerca de 50% das pessoas que não foram votar,e, após o não cumprimento desse dever, ainda têm certa coragem de ir aos orgãos de comunicação social, nomeadamente a televisão, dar opinião e, acreditem, não foi de todo, uma opinião favorável face ao resultado! Agora eu questiono-me, Será fidedigna, ou deveria ser levada em conta a opinião de alguém que não exerce seu dever??

    Coninuo acompanhando seus pensamentos!!!
    Beijos

  2. Anonymous said

    Oi Marcelo,

    Me permita este comentário, considerando a incontestável vitoria do Lulla nas urnas.
    Como você sabe não compartilho com as ações e atitudes do Lulla, e acho mesmo que ele não representa bem o nosso Brasil.
    Quando era sindicalista e candidato tinha posturas e propostas bem diferentes daquelas que assumiu como Presidente.
    A conversa de não vi, não sei e não ouvi é de uma inverdade tão grande que não da para acreditar, assim como não da para acreditar que ele não esteja envolvido mesmo que indiretamente com todas aquelas safadezas conhecidas.
    A verdade é que o poder subiu para a sua cabeça e ele não tem conhecimento e estrutura para sentar na cadeira de Presidente.
    Mas nem por isso podemos ser partidários do quanto pior melhor, pois assim estaríamos sendo insensatos e contra o nosso Brasil.
    Mesmo assim achei suas palavras sensatas e coerentes e o PSDB deve sim adotar uma postura de oposição responsável e fiscal das ações do Governo na forma mais ampla, coisa que o PT nunca fez.

    Marconi

  3. Anonymous said

    Marcelo,

    Ja que Lulla ganhou e todos estamos com os espiritos desarmados esta na hora de atualizar o seu blog.

    Marconi

  4. Anonymous said

    Oi Marcelo,
    Vinte e dois dias sem escrever? o que é isso? tá na hora. O consórcio deste mês foi na casa da menina La Dutra foi ótimo. Vocês vão vir no fim do ano?
    abraço da Ritinha

  5. Anonymous said

    Oi Mano
    Aguardo ansioso seus comentários de dezembro,mes do Natal,do balanço do ano que vai acabar.
    E aguardamos tambem voces pro Natal aqui na casa dos papais,para abrilhantar mais ainda nosso Natal.
    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: