De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

Violência em São Paulo

Posted by Marcelo Dutra em domingo, 14 maio 2006

A violência em S. Paulo está chegando a níveis inaceitáveis. O estado não controla a situação.
A questão é suprapartidária, e exige uma ação nacional firme e definitiva.
Reforma na justiça, na polícia e indignação geral poderão ser bons instrumentos. Não faço coro com aqueles que simploriamente dizem que o problema é nosso povo ser dócil, ser descendente de portugueses, indios e negros, etc. Se a moda pega, essa violência extrema chega já às nossas cidades e estaremos no meio do tiroteio. Tô acabando de ver o noticiário, que informa uma quantidade de 55 mortos até agora.
Precisamos mesmo de ações firmes, mas sem desespero e sem pensar em soluções nazistas.
É difícil, mas tenho esperança que vamos superar mais essa.
Abraços…Marcelo

2 Respostas to “Violência em São Paulo”

  1. Anonymous said

    Oi Marcelo,
    Estou muito assustada com essa violência em São Paulo. E um caos. Quando tempo vai permanecer esta situação? Fico preocupada com minha família, hoje conversei muito com Pedro e Matheus, é preciso acompanhar o que passa na cabeça das crianças. Todos nos corremos risco.´
    abraço da Ritinha

  2. marcia said

    Marcelo,
    Tenho a sensaçào q estamos vivendo um tempo de guerrilha urbana.Literalmente.É assustador ver esse caos instalado e mais assustados ainda ouvir o governador declarar q esta td sob controle, qdo acompanhamos os aconteciemntos e percebemos a ousadia, a demonstraçào de briga de poder entre as facçõs criminosas e o Estado, poder em maos de tanta gente sem escrúpulos. Episódios como esse trazem discussões calorosas sobre o q deve ser feito para coibir a ação dos bandidos e o que escuto as vezes me parece tao assustador qto a açào dos crimonosos. Acredito q o estado precisa ser enrgico sim e nao pode abrir mao da sua condiçÀO mas penso que enquanto as desigualdades nao forem amenizadas, enquanto as oportunidades forem tao diferentes entre os brasileiros, enquanto os direitos fundamentais nao forem assegurados de fato a todos os cidadãos, enquanto a impunidade imperar para os colarinhos brancos, enquanto a etica nao deixar de ser um privilegio de poucos, enquanto a educação nao for acessivel e de qualidade, muito pouco podemos esperar de mudança desse quadro. É tragico! Nao acho q a falta de cidadania justifique a violencia, a bandidagem mas, sem dúvida, explica como boa parte das crianças e jovens entram nesse universo. Assistir Cidade de Deus ou Falcão ilustram um pouco essa caminhada. Mas mesmo com esse olhar,insisto e reafirmo que a violencia é injustificavel. Temo pelo q pode ainda vir por aí com essa onda de rebeliões que se propaga, incentivada inclusive pela imprensa q divulgando exaustivamente, dá a importancia e os momentos de fama q alguns tanto querem.
    Vamos torcer que a situação se acalme.
    Um grande beijo meu querido

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: