De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

Qual o melhor tema?

Posted by Marcelo Dutra em domingo, 7 maio 2006

A últimas semanas foram especialmente ricas de temas polêmicos, assuntos do dia-a-dia do Brasil que poderiam servir de inspiração para blogueiros de plantão, inclusive eu. Vejam só:
O caso de Suzana Richtoffen, que matou os pais, fêz toda aquela encenação na TV e terminou voltando à cadeia, de onde nunca deveria ter saído.
O caso do julgamento de Pimenta Neves, que matou a namorada, confessou, foi julgado e condenado e não foi para a cadeia, deixando todo o Brasil indignado. Qual a diferença para o caso da Suzana? Ela pelo menos nem foi julgada.
O caso da nacionalização do petroleo e das empresas petrolíferas na Bolívia, onde a maioria das pessoas com quem conversei consideram que o Brasil deveria mandar seu poderoso exército invadir o país vizinho e resolver logo a situação. Eu, particularmente, prefiro uma solução negociada.
Casos de desastres naturais e quedas de avião.
Casos diários de violência urbana e suburbana.
E finalmente (deixado para o fim de propósito), temos o caso da greve de fome do Garotinho. Desculpem o uso do chavão, mas seria trágico se não fosse cômico. E vou logo dizendo que tem minha solidariedade…até o fim. Lembro-me que algum tempo atrás um bispo da igreja católica fêz uma greve de fome em protesto contra a transposição das águas do Velho Chico para outros estados do Nordeste.. Pelo menos tinha uma motivação digna (embora eu seja a favor da transposição). Mas qual a motivação do Garotinho? até agora eu não compreendi bem. Parece que protesta contra “falsas” acusações à sua honestidade e exige espaço na mídia para se defender. Êle mesmo que tanto acusa o governo e e exige explicações como resposta e não greve de fome. Mas o que torna hilária esta greve é a aparente disposição do grevista em realizá-la de modo competente. Logo no primeiro dia cercou-se de uma equipe médica (prá quê?) e de vários litros de um líquido (seria água?) para o devido enfrentamento. E aguardou a tão desejada exposição na mídia. Parece que o tiro saiu pela culatra. Nada se vê além de lacônicas notas na imprensa. Lembra o Collor quando conclamou a população brasileira a pôr uma tarja verde-amarela no braço e todos puseram uma tarja preta.
Parece que politicamente também não foi um seucesso, já que tudo indica não estar agradando nem a gregos nem a trioanos. Como um pretenso candidato a presidente de república pode adotar esta forma de luta para resolver seus problemas?
Como homem religioso erra porque nenhuma religião acata o atentado à própria vida.
Como o atentado parece não ser sério, mente a todos tentando fazer o povo pensar que ele está fazendo algum sacrifício. Não é sério porque quem ameaça se matar não se acompanha de equipe médica nem se alimenta através de soro fisiológico ou sei lá o quê existente nos líquidos que consome.
A Rosinha tenta defender, mas não a vimos chorar ou preparar o luto pela morte anunciada do marido, já que não terá os objetivos da grave atendidos.
Já chega…
Abraços….Marcelo

2 Respostas to “Qual o melhor tema?”

  1. Anonymous said

    Oi Marcelo,
    A Justiça Brasileira muitas vezes nos causa tristeza, revolta, vergonha… lembra da prisão da moça que tirou uma margarina de um supermercado? E tantos ladrões soltos que não teriam espaço nas nossas prisões. É de lascar.
    O Garotinho não cresceu e vive mostrando isso pro Brasil. E falando na confusão do patrimônio brasileiro na Bolivia , necessitamos de gente com competência e bom senso para conduzir esse processo. Quem???? Já que se diz que Deus é brasileiro vamos aguardar, mas acho que até Ele já está de saco cheio com tanta confusão. Vá em frente este Blog do Marcelo como diz o Pedro” está massa minha vó “
    abraço da Ritinha

  2. marcia said

    Olha meu irmão querido, tema polemico é o q nao faltou ( nem falta) nessa terra, q apesar de tudo, ainda é abençoada por deus.
    Todas as noticias essa semana foram mesmo de amargar.Essa do Garotinho dá mesmo um capítulo tragi-cômico na historia, se nao fosse tao imbecil o protagonista. Tomara q pelo menos o episódio sirva pra ele sair de cena como candidato a candidato.A justiça, ahhh a justiça brasileira, que frustrações provoca em nós, pobres mortais…
    E o caso da Bolivia, hein??? é preocupante demais observar a Venezuela e a Bolivia dando as cartas na America latina.Alias o populismo nesse começo de seculo deveria ser objeto de estudo dos cientistas politicos,talvez como conceito deveria ser revisitado, revisto, re-qualquer coisa,mas enfim, atualizado, pq acho q estao banalizando o termo. Fiquei interessada no assunto e vou tentar ler mais sobre isso pra tentar entender melhor o que se passa de fato.
    Meu sentimento é que a política externa brasileira ta mesmo pisando na bola, perdemos o timing deixando de marcar posição qdo td nao passava de uma ameaça sombria. Agora, correr atrás do prejuízo parece um desafio difícil de ser enfrentado, sem endurecer um pouco as negociações. Tb sou da paz, mas acho q a Bolivia voltar atras é uma perspectiva inexistente. Portanto…sera q nesse caso é possivel “endurecer sin perder la ternura “, como diria o Che? Precisamos demonstrar atitude. No mínimo!!!
    Mas, na proxima semana tem mais. Com certeza. Beijo no coração. Te amo meu querido. Sua mana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: