De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

O dia virou noite em Natal…

Posted by Marcelo Dutra em sexta-feira, 31 março 2006

No dia 29 de março ocorreu um raro fenômeno astronômico: eclipse total do sol. Raro porque, embora ocorra de vez em quando, aqui em terras potiguares nunca havia ocorrido desde o descobrimento do Brasil, e o próximo em nosso país somente deverá ocorrer daqui a 40 anos e não será no Nordeste. O fenômeno iniciou aqui no Rio Grande do Norte e seguiu pelo oceano Atlântico, norte da África e Ásia Central, terminando na Mongólia. Um eclipse parcial pode ser visto na parte norte de dois terços da África, na Europa e na Ásia Central. Natal foi o melhor lugar para visualizar o espetáculo, estando na linha de 100% de cobertura do sol. Apesar de belo, o entusiasmo durou apenas 1min:33s. Viajando a quase dez quilômetros por segundo, a sombra da Lua rapidamente deixou o Brasil para atravessar o Atlântico sem passar por nenhuma ilha pela próxima ½ hora. Exatamente às 5h35, ocorreu o momento de obscuridade máxima, dando a impressão de noite, como se o sol tivesse nascido duas vezes em poucos minutos. Para presenciar o fenômeno ao vivo, milhares de cientistas, fãs da astronomia e simples curiosos estiveram nas praias de Natal, que ficaram congestionadas como se estivéssemos em tempo de revellion.
Em muitos lugares o eclipse foi saudado e aplaudido. Em outros as pessoas esconderam-se em casa, acreditando que traria mau agouro e desgraças.
Fico com o primeiro grupo, agradecendo este espetáculo da natureza e torcendo para que traga uma nova era, onde as pessoas possam ser mais fraternas e mais felizes, as tragédias possam diminuir e a humanidade tenha mais paz, mais amor ao próximo e mais dignidade.
Abraços…Marcelo

4 Respostas to “O dia virou noite em Natal…”

  1. Anonymous said

    Oi Marcelo,
    que jeito bonito de falar do eclipse. Tomara mesmo que tenha trazido coisas boas , precisamos de cultivar a esperança na busca de um mundo melhor.
    Bom fim de semana prá vocês.
    beijo da Ritinha

  2. Manu e Leo said

    Tio Marcelo, um amigo aqui da Austrália disse que esse eclipse vai trazer mudanças bruscas na nossa vida cotidiana nos próximos dois meses.

    Uma outra coisa, você que é curioso, já ouviu falar da mudança no padrão de rotação da terra, que pode causar impactos (terremotos, mudanças de circulação atmosférica, etc) até o ano 2012?

  3. Anonymous said

    Marcelo,

    Cada dia voce fica mais inspirado. Com certeza o exercitando a leitura e a escrita melhoramos cada vez mais.
    Realmente você falou do eclipse de um modo simples e bonito.

    Marconi

  4. Marcelo Dutra said

    Meu querido Leo
    Vou responder tuas dúvidas sobre a rotação da terra em teu blog.
    Abraços…Marcelo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: