De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

Mulheres…..

Posted by Marcelo Dutra em sexta-feira, 10 março 2006

Vimos e ouvimos durante toda essa semana uma sequência de justas homenagens ao dia internacional da mulher. Lemos centenas de e-mails, reportagens em jornais, na TV, festinhas no trabalho, imagens em cartazes nas ruas, nos fazendo lembrar e refletir sobre a condição feminina, a importancia da mulher e a influencia dela nos destinos da humanidade. Pouca coisa se pode acrescentar a tudo que foi dito e escrito, e eu não poderia deixar de também participar desta corrente e testemunhar minha admiração pela mulher e por tudo que ela representa.
Ainda hoje existem mulheres que se comportam e pensam como se estivessem no século passado. Naquela época a mulher era um ser que tinha como principal missão perpetuar a espécie, colocando no mundo muitos filhos. Os casamentos eram arranjados pelos pais, e tinham como principal objetivo conseguir para as filhas um homem provedor, que garantisse o sustento da esposa e da prole. Com o passar do tempo elas começaram a descobrir que poderiam ser bem mais que isso, que poderiam participar mais ativamente da sociedade, produzir bens além de filhos, casar por amor, discutir a relação, transformar o relacionamento em parceria, sentir prazer, contribuir na educação dos filhos, no orçamento familiar, sentirem-se úteis para a sociedade. E elas tinham de, além de descobrir tudo isso, convencer os homens a acreditar que seriam capazes de realizar estas transformações. Para isto, batalharam, sofreram, foram reprimidas, mas no final conseguiram. Hoje, com poucas excessões, ninguém mais duvida de sua capacidade de ser tudo isso. E não são, não deveriam ser nem serão iguais. A igualdade não é desejável. Homem e mulher são seres complementares, precisam ser diferentes. Cada um com suas peculiaridades, características e individualidades. E viva a diferença.
Creio que hoje a frente de luta das mulheres deve ser em cima das mais jovens que teimam em ser e pensar como antigamente. Que ainda sonham com o marido provedor. Que ainda acreditam que um marido rico é o seu único caminho. Que não se preparam para o mundo novo, cheio de desafios, de trabalho, de competição. Que devem batalhar para conseguir e conquistar seu lugar na sociedade. Que acreditam que o sucesso cairá do céu sem trabalho ou será consequencia de um corpo bonito, esquecendo que o tempo passará também para elas. Completado este convencimento, a batalha estará vencida, e não mais haverá necessidade de mostrar que têm os mesmos direitos e deveres.
Mas que sejam diferentes, femininas, mulheres em toda a sua plenitude.
O dia da mulher é todo dia, portanto minha homenagem não será apenas no dia da mulher.
Parabéns…..

Abraços…Marcelo

Uma resposta to “Mulheres…..”

  1. Anonymous said

    Oi Marcelo,
    amei seu texto , você disse tudo muito claro e verdadeiro. Dia de mulher é todo dia principalmente para aquelas que contam com um homem companheiro.
    beijo prá Edna.

    Ritinha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: