De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

O Oscar e outras considerações…

Posted by Marcelo Dutra em segunda-feira, 6 março 2006

Vimos ontem mais uma edição da badalada festa de entrega da estatueta que premiou e reconheceu todos que se destacaram na indústria cinematográfica mundial, especialmente a americana. A festa, marcada por muito “glamour”, celebridades e excentricidades, continua a ser um dos grandes eventos mundiais. Poucas surpresas à parte, o resultado foi mais ou menos o que se esperava, face às diversas indicações. Sem dúvida a festa é muito pertinente, pois a indústria cinematográfica movimenta milhões de dólares na economia mundial, gera empregos e serve de vitrine para as estrelas e celebridades.
Vivendo e sentindo este clima, faço um paralelo com a festa do prêmio Nobel, que reconhece aqueles que se destacam na ciencia, na tecnologia e na Paz. Os premiados, assim como o produto do trabalho que eles desenvolvem, também geram milhões de dólares para a economia mundial, além de contribuir para uma melhoria do bem estar, da saúde e da qualidade de vida no planeta.
Mas quem lembra quem foram os ganhadores do Nobel do ano passado? na medicina, na biologia, o premio Nobel da Paz? Pouca gente. A celebridade deles é efêmera, rápida, passageira. E até acredito que alguns deles estão bastante interessados no estrelismo também. Isto melhora o seu curriculo e carreia mais verbas para suas pesquisas.
Então porque as estrelas do Oscar são mais luminosas que as estrelas do Nobel? Coisas da natureza humana, não explicáveis por nós, simples mortais. Talvez um grande tratado sobre filosofia, conjugado com explicações freudianas, possa interpretar.
Fica o tema para reflexão de cada um…..
Abraços….marcelo

2 Respostas to “O Oscar e outras considerações…”

  1. Anonymous said

    Marcelo,

    É que os laureados do cinema precisam de mais visibilidade para afagar o ego. Sao astros e estrelas que carreiam muito dinheiro para si e para as produtoras que por sua vez precisam alavancar novos recursos para novas producoes.
    Ja os laureados com o Premio Nobel apesar de muitos deles tambem gostarem de holofotes, lutam por causas muito mais nobres embora o reconhecimento seja bem mais dificil em razao da falta de escolaridade e baixo nivel cultural da nossa populacao.

    Marconi

  2. marcia said

    poder, dinheiro e fama o trinomio que explica a festa do oscar e sua dimensão na mídia. interesses menos nobres talvez.

    poder, conhecimento e fama o que explica o nobel

    o incrível é que o poder está presente em qualquer dessas equações. a ética, por sua vez, tem sido uma incógnita nas duas premiações.

    mas ainda assim concordo que o Nobel deveria ser mais divulgado e valorizado nessa sociedade global.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: