De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

Voltando às armas…..

Posted by Marcelo Dutra em sexta-feira, 17 fevereiro 2006

Depois de ver que nas opiniões em relação à proibição do comércio de armas no Brasil estou em desvantagem de 3 x 1 somente aqui neste blog, resolvi voltar ao tema por considerar de extrema importância para todos nós. A Marcela falou que vota contra mas não explicou os motivos. O Igor porque acha que não vai resolver o problema da violência e o Marco Aurélio porque considera que não devemos abrir mão de direitos adquiridos.Eu também não acho que a proibição iria resolver o problema da violência em nosso país, que tem razões muito mais profundas e transcende a utilização de armas de fogo. Mas se uma só pessoa deixar de morrer de forma acidental por mau uso, imperíca ou negligência do dono da arma já teremos um lucro. Então se a medida é inócua prefiro que exista mesmo assim, pois pelo menos dificulta a aquisição de armas. Até onde sei a proibição não vai desarmar a população, como andam dizendo. Quem já possui sua arma poderá permanecer com ela, desde que registrada. Acho que as populações de lugares distantes (zona rural) também continuam com o direito de adquirir, desde que cumpram os procedimentos já existentes hoje.Com relação à questão do direito o buraco é mais em baixo. Numa democracia o direito coletivo sobrepuja o individual. Muitos direitos já foram perdidos ou estão em fase de extinção sem qualquer resistência por parte da sociedade. Por exemplo o direito ao uso de drogas consideradas pesadas (cocaína e similares). O simples direito de fumar está sendo cerceado pela maioria das pessoas, que provavelmente gostariam de vê-lo proibido. Também não temos direito ao aborto nem a eutanásia.. Quase tudo pode ser usado como arma para matar: uma faca, um carro, uma ferramenta, um pedaço de pau, uma pedra ou até as próprias mãos. A diferença é que nenhuma delas foi fabricada com a função específica de matar. Uma arma de fogo não tem outra função.Em toda democracia moderna a segurança da população é obrigação do Estado. Se a polícia é corrupta, ineficiente e não garante a segurança das pessoas deve-se lutar politicamente para reverter este quadro. Já se foi o tempo em que cada um cuidava de sua segurança, como nos tempos do velho Oeste americano e dos “cow boys”.A proibição pode não resolver o problema (e provavelmente não vai resolver mesmo) mas é um símbolo de que optamos pela paz e pela não violência. Acho que até teremos mais força para exigir uma polícia e uma justiça mais eficientes. Não se trata simplesmente de uma posição politicamente correta.Temos a oportunidade de adotar uma medida que pode ser um exemplo para nós todos e para o resto do mundo, em vez de estarmos sempre importando os modelos de fora, que na maioria das vezes não são próprios de nossa cultura.Já falei demais e é ora de parar. O tema é realmente palpitante….que o povo tenha a sabedoria de optar pela melhor decisão…….
Publicado em 17/10/2005 01:29

2 Respostas to “Voltando às armas…..”

  1. Marcelo Dutra said

    Oi Marcelo,

    Fiz o comentario sobre o tema e perdi o time. Aí vai de novo.
    Estive fazendo uma pesquisa sobre o referendum do desarmamento e estou certo que o NÃO vai ganhar disparado, o que se confirma pelos comentários que estão colocados ai no seu blog.
    Acho que com a propaganda dos globais o tiro saiu pela culatra, pois não convencem a ninguém a não ser pela certeza do gordo cachê que embolsaram.
    Meu irmão reveja seu voto, pois ninguém é a favor da violência ou quer portar arma, mas não podemos ser tolhidos de mais esse nosso direito.
    Comentario enviado por Marconi às 19h39 em 21.10.2005

  2. Marcelo Dutra said

    Oi Marcelo
    Parabens pela nova cara do blog,mais moderna,com visual mais atrativo e de melhor visibilidade.
    Quanto ao referendum do dia 23/10,continuo votando NÃO e gostaria que todos me acompanhassem,inclusive vc,apesar de todos seus argumentos.
    A polemica continua
    Abraços
    Comentario enviado por Marco Aurelio às 01h31 em 18.10.2005

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: