De tudo um pouco

Divagações, opiniões, reflexões, livre-pensar…

Uso e Abuso do Gerúndio

Posted by Marcelo Dutra em terça-feira, 14 março 2006

O Diário da Região de Rio Preto publicou matéria no último domingo, 6 de abril, sobre o emprego do gerúndio, fazendo críticas (justas) ao seu emprego abusivo e de forma gramaticalmente errada, prática esta que tem sido bastante utilizada por operadores de telemarketing, alguns jornalistas e pessoas em geral. Frases do tipo “Vamos estar mandando isso amanhã” (uso impróprio do gerúndio) / “Vamos mandar isso amanhã”/ “Mandaremos isso amanhã” (usos próprios) ou “Eu vou estar mandando um fax” ou ainda “Vou estar telefonando em breve” têm sido usadas frequentemente.
Este emprego do gerúndio na sintaxe portuguesa do Brasil ocorre por contaminação da sintaxe inglesa. Traduziu-se ‘We’ll be sending it tomorrow” por “Nós vamos estar mandando isso amanhã”. O atendimento das moças do telemarketing contaminou a fala das pessoas.
Trata-se de um estrangeirismo na sintaxe portuguesa. Este vício tomou o nome de gerundismo, e tem sido combatido ferozmente por pessoas que preservam a nossa língua, com artigos em jornais, internet, etc.
Eu faço coro com estes defensores, mas não condeno o gerúndio, e sim o seu uso inadequado.
Não acho que o gerúndio seja abominável. Pelo contrário: ele pode e deve ser usado para expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra, ou para exprimir a idéia de progressão indefinida. Combinado com os auxiliares estar, andar, ir, vir, o gerúndio marca uma ação durativa, com aspectos diferenciados:

1) com estar, o momento é rigoroso: Está havendo, hoje em dia, um certo abuso… Os preços estão subindo todos os dias. O país está entrando numa crise sem precedentes.

2) com andar, predomina a idéia de intensidade ou movimento reiterado: Andei buscando uma saída para a crise. Andaram falando mal de ti.

3) com ir, a ação durativa se realiza progressivamente: O tempo foi passando e nada de solução. Aos poucos ela vai ganhando a confiança do patrão.

4) com vir, a ação se desenvolve gradualmente em direção à época ou ao lugar em que nos encontramos: O livro não registra como tal expressão vem sendo usada pelos brasileiros. A noite vai chegando de mansinho.

Como pode perceber, o gerúndio faz parte da nossa língua, pode e deve ser usado, mas de forma correta e sem abusos.

Pesquisei um pouco para dar essas explicações, e repassei matéria da Prof. Maria Tereza de Queiroz Piacentini, professora de Inglês e Português, divulgada na Internet.

Em tempo: o gerundismos também pode ser chamado de Endorréia. “É assim que os puristas chamam ao abuso do gerúndio e ao seu uso pouco vernáculo”, informa Rodrigues Lapa, em Estilística da Língua Portuguesa (1959:177).

Você dispensa o verbo auxiliar e o verbo de ação no gerúndio e aplica diretamente o mesmo
verbo de ação no infinitivo! É uma construção elegante, limpa, correta, com significado claro e indubitável! Vamos despachar para bem longe do nosso belo idioma essas construções aberrantes! A norma gramatical é clara:Depois de verbo auxiliar no infinitivo NUNCA se aplica verbo de ação no gerúndio!

Gostei muito deste tema e voltarei a falar sobre deslizes na língua portuguesa. Já tenho dois temas: o uso de muletas linguísticas e graves erros gramaticais encontrados em livros do premiado Paulo Coelho.

Por hoje é só. Abraços … Marcelo

About these ads

5 Respostas to “Uso e Abuso do Gerúndio”

  1. raiana said

    tenho esse vicio, qual a melhor forma de me livrar dele?

  2. Marcelo Dutra said

    usando sem se esforçar para mudar não vai mudar mesmo. Trata-se de um vício e não creio que seja pecado grave. Os comentários que mostrei são dos puristas da nossa língua, mas hoje em dia usa-se na linguagem coloquial um Português menos rígido. Mas o modo que falamos reflete as leituras que fazemos e as pessoas com quem convivemos. Para termos bons hábitos precisamos praticá-los. Quando fazemos boas leituras constantemente aprendemos e tendemos a falar melhor. Mas é preciso um esforço pessoal até chegar ao estágio de se “incomodar” com um Português incorreto.
    Pbrigado pela visita ao blog. Volte sempre
    Abraços…Marcelo

  3. Maisa said

    eu sei

  4. Sueli said

    Parabéns pelo trabalho, realmente, está prestando um belo serviço para todos….Dicas fantásticas para quem quer aprender a escrever corretamente.

  5. Marcelo Dutra said

    Cara Sueli
    Fico muito feliz por sua visita e por saber que de alguma forma as dicas podem ser úteis.
    Um grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: